Pesquisar neste blog

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Nintendo WII

A realidade virtual (RV) oferece novas possibilidades para a interface do sistema somado ao usuário, com o uso de dispositivos multissensoriais, interação com sistemas tridimensionais, imersão, aumentando os sentidos de visão, audição, tato, pressão e o olfato. A realidade virtual no presente estudo mostrou-se motivadora, de fácil utilização, baixo custo e por colocar o sujeito e situações que confrontam sua própria realidade. (Barilli et al, 2011)
O videogame Nintendo Wii é a quinta geração de consoles da marca Nintendo, com a proposta inicial de atender a uma nova demanda das indústrias de entretenimento eletrônico. Vem sendo implementado em muitas clinicas de fisioterapia do Brasil e no mundo. As pessoas estão utilizando o Software como terapia com mais freqüência, principalmente nos últimos anos; isso se deve à motivação que o paciente apresenta ao realizar os movimentos propostos, além de ter a possibilidade de ser adaptado de acordo com as necessidades que o paciente apresente.
Os recursos terapêuticos facilitam a realização de atividades, desta maneira promove independência pessoal e a melhora da qualidade de vida e funcionalidade. A fisioterapia é composta por um leque de áreas, das quais muitas precisam da utilização de aparelhos ou de outros recursos terapêuticos para potencializar, auxiliar o tratamento do paciente e oferecer uma nova abordagem para velhas questões.
Visto durante muitos anos como um vilão, o videogame é considerado um agravante do sedentarismo, fazendo com que a pessoa passe horas sentada sem realizar grandes movimentos, provocando cada dia mais um descondicionamento físico. O Wii é um videogame da marca Nintendo, que foi lançado no ano de 2001, no Japão e nos EUA e veio para mudar este conceito.
O Wii Fit trata-se de um pacote de jogos que estimulam o condicionamento muscular, equilíbrio e força através da realização de exercícios aeróbicos. Utiliza-se de um acessório chamado Balance Board, que nada mais é do que uma um controle que mede a força aplicada e percebe a mudança de equilíbrio através de sensores de pressão. Devido ao tipo de controle estes jogos são mais indicados para tratar lesões em membros inferiores. (Dias et al, 2009)
Já o Wii Sports é formado por cinco atividades esportivas diferentes (boliche, beisebol, golfe, tênis e boxe), e utiliza um controle de mão sem fio que se chama Wiimote que proporciona uma sensação natural, intuitiva e realista do movimento, este é o mais indicado para tratamento de lesões em membros superiores. (Dias et al, 2009)

Transformar as sessões de fisioterapia em sessões mais dinâmicas tem o objetivo de aderir os pacientes ao tratamento.

Nenhum comentário: