Pesquisar neste blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

evite a dor nas coluna

O assunto agora é qualidade no sono. A gente sempre ouve falar que é preciso manter a postura até na hora de dormir. O problema é lembrar disso quando o cansaço chega e ainda seguir as regras durante toda a noite. Nós convidamos uma especialista para dar alguma dicas.



Recomendação para quem deita de lado?
Quando a gente deita de lado, é preciso preencher o espaço entre o pescoço e o ombro. Se o travesseiro for baixo, o pescoço inclina para baixo e a pessoa pode sentir dores. Isso aumenta a pressão em determinadas partes do pescoço e pode gerar também torcicolo, contratura e até dor na coluna. Se a pessoa tem hérnia de disco, pode piorar o problema. Para preencher o espaço deve colocar um travesseiro mais alto. Outra dica é colocar uma almofada na perna para o joelho ficar na mesma altura do quadril. Se não colocar, o joelho vai desviar a perna e o quadril fica desnivelado, o que pode gerar uma dor na coluna lombar.

Posição ideal
A mais ideal é aquela em que você fica de lado. Mas é preciso avaliar cada caso. Há pacientes que têm bursite no ombro e que não conseguem dormir de lado. E ainda aqueles com problemas no quadril. Outros, que passaram por cirurgia, têm que dormir de barriga para cima. Há ainda casos em que é preciso elevar um pouco as pernas para retificar a coluna lombar. Uma dica é colocar uma almofada para a perna ficar mais elevada.

Refluxo
Quem tem refluxo não deve colocar almofada na perna, caso durma de barriga para cima. O ideal é colocar algo que aumente a cabeceira da cama.

Troca do travesseiro e do colchão
A troca do travesseiro depende da espuma. Se ele perder altura, deve ser trocado. O colchão tem duração em torno de dez anos, dependendo das condições de uso.

Nenhum comentário: